terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FRANQUIA



ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE MAXIMAFILIA
NASCEU UMA REALIDADE

Estávamos em 1978 tinha nascido a APM, a causa próxima do seu nascimento foi simples.
O Eng. Furtado em conversa comigo e motivado com o êxito dos seus artigos, publicados na FRANQUIA, sob a minha direcção, fizera “demarches” para ser aceite um núcleo maximófilo em determinado Clube, queixava-se do tempo de espera por uma decisão final.
Eu – Senhor Engenheiro Furtado, porque não cria um Clube de Maximafilia, independente?
Engenheiro – senhor Costa, e quantos sócios acha que arranjaria para arrancarEu – contando nomes previsíveis: cerca de 25.
Engenheiro – de olhos arregalados:
Para dar início, seriam precisos 20.
No dia seguinte disse:
Estive a equacionar o que disse ontem, a Associação vai avançar!
Assim ainda nesse ano, de 28 de Junho a 2 de Julho de 1978, tinha lugar, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, a primeira Exposição independente de Maximafilia, com 27 participações.


Em 1979, à parte mas integrada na primeira TURIPEX, em Alvor, deu-se nos Paços do Concelho, em Portimão, a Exposição Bilateral de Maximafilia, Portugal – Roménia.

Bilateral: Portugal-Roménia 1979.
Nos Paços de Concelho, em Portimão, o Engº. Furtado (à direita) recebe o Embaixador da Roménia, que tem à esquerda (na ordem) os Jurados daquele país Drs. Apostol Turbatu e Valeriu Neaga
Foto Joaquim Cortes


TURIPEX 79: Charge do Engº. Furtado sob o olhar de Alice Martins, a bordo do "Algarvesol", Passeio Marítimo Portimão-Vila Moura, que fez parte do Programa Social
Foto de Joaquim Cortes

A criação da Associação Portuguesa da Maximafilia, teve início na FRANQUIA, mas deveu-se à exemplar tenacidade do Engº António dos Santos Furtado, que para promover a especialidade, pagou bastante do seu bolso.
Recordo as suas participações extra-concurso, na Internacional, Comemorativa do Centenário do Selo Português, em 1953 e a VIII EXPOSIÇÃO FILATÉLICA NACIONAL – LUANDA 70, esta com catálogo próprio da participação.
Não esquecer que o maior acervo de Postais máximos do mundo, era pertença do que terá sido o maior animador universal e um dos pioneiros da Maximafilia, que nasceu na mente dos cartófilos, como ela era, quando os postais eram selados na frente.
Começou com a inovação de se procurar adequar o selo ao postal para trocas.


Daniel Costa

1 comentário:

  1. Olá, meu Anjo!
    Isso é Encanto!
    Nem sei comentar
    Venho sempre aprender
    Meu amigo, cada vez eu o admiro mais
    Beijos,

    ResponderEliminar